Plano de inovação: conectando as estratégias empresariais e as tendências de mercado

O investimento em inovação já é uma necessidade para as empresas que desejam atingir metas estratégicas e continuar entregando soluções com as tendências do mercado. A Pesquisa de Inovação (Pintec) de 2021 mostrou que 70% das organizações com mais de 100 funcionários investiram em renovação dos processos tecnológicos.

Esses números indicam que a busca por novas tecnologias deve ser uma meta. Por isso, é essencial elaborar um plano de inovação qualificado e eficiente, a fim de orientar os  Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) conforme a realidade da empresa, bem como agregar valor aos resultados obtidos no processo.

Nesse quesito, o Parque Tecnológico Itaipu tem expertise para apoiar a estruturação de plano de inovação para empresas com foco em Pesquisa e Desenvolvimento e, agora também, no novo programa de PD + Inovação da Aneel. Conheça mais esse trabalho.

As mudanças do mercado exigem que as empresas se adaptem o mais rápido possível

Mudança: essa palavra é indispensável no vocabulário dos agentes da indústria brasileira. As organizações precisam passar por reestruturações constantes por uma série de motivos: economia, gestão, políticas públicas, relações internacionais, novas tecnologias, etc.

Esses fatores são muitas vezes imprevisíveis, por isso um plano de inovação competente deve estimular a adaptação para que a empresa não fique desatualizada.

Outros motivos para investir em inovação são o valor econômico e o reconhecimento conferidos à organização. Para inovar, é necessário identificar quais processos, produtos e serviços podem ser aprimorados a fim de aumentar a lucratividade, por exemplo.

Para atingir bons resultados, é possível seguir diversos caminhos: formação de novas parcerias, valorização dos profissionais e desenvolvimento de novas tecnologias e processos específicos para solucionar os problemas e desafios.

Quais são os benefícios de investir em inovação tecnológica?

Em média, as grandes empresas brasileiras investem 2% da receita de vendas nas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. O valor total do investimento em inovação de processos e produtos teve um aumento de 33% em 3 anos, segundo o IBGE: de R$ 12,7 bilhões, em 2016, para R$ 16,9 bilhões, em 2019.

Em comparação com empresas estrangeiras, o Brasil ainda tem pouco destaque. Em uma pesquisa realizada pela Strategy&, consultoria estratégia da PwC, as empresas que mais investem em P&D no mundo são a Amazon, Google, Intel, Samsung, Volkswagen e Microsoft.

Quando falamos do mercado brasileiro, quatro empresas aparecem na pesquisa, são elas: Petrobras, Vale, Embraer e Totvs, as quais, investem, respectivamente: US$ 561 milhões, US$ 337 milhões, US$ 212 milhões e US$ 102 milhões.

A seguir, conheça alguns benefícios de se investir em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

Resolução de problemas

A inovação não acontece a partir de ideias isoladas mas sim num processo colaborativo. Isso significa que é necessário criar espaços para discussão e sugestão entre os colaboradores e os investidores. Após essa primeira fase, as iniciativas que mais agregam valor podem ser escolhidas.

O resultado dessa colaboração é a melhora da tomada de decisões, na resolução de problemas, no empoderamento dos funcionários – que vão se sentir parte das estratégias – e no desenvolvimento de uma cultura de inovação, visto que sugestões e boas ideias são bem recebidas.

Exploração de novos mercados

Sua empresa está entregando, de fato, 100% do potencial dela? Há novos mercados e clientes que podem ser beneficiados pelos serviços prestados? Nesse sentido, um plano de inovação poderá ser um caminho para enxergar potenciais que ainda não foram descobertos.

Por meio de PD&I, é possível reconhecer forças e fraquezas e, a partir daí, descobrir potenciais a serem explorados e novos mercados para serem conquistados.

Adaptação às necessidades dos clientes

Gerenciar as estratégias de inovação permite que sua empresa permaneça à frente e se torne uma referência na área. Como consequência, é possível obter o prestígio dos clientes antigos e, simultaneamente, alcançar novos consumidores.

Vale lembrar que os clientes do século XXI são complexos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. O que os dois tipos têm em comum é a exigência por adaptação.

Por meio de pesquisas, desenvolvimento e inovação de novos processos e produtos, é possível lidar com essas mudanças e oferecer melhores opções aos clientes.

Aumento da lucratividade

Por fim,o investimento em PD&I permite que a empresa desenvolva novas máquinas, modos de produção, dispositivos de análise de resultados e outras inovações que aumentam a produtividade, com o intuito de diminuir o tempo e o custo de desenvolvimento da sua solução ou produto.

Essa organização é fundamental para descobrir formas de otimizar o trabalho e, principalmente, os custos da operação. Com uma estratégia bem desenvolvida, sua empresa atinge melhores resultados e competitividade.

Inovação aberta: entenda esse novo conceito

Nos últimos anos, um novo estilo para alcançar inovação tem se destacado: a colaboração entre as empresas para conquistar benefícios para todas as partes, o famoso ganha-ganha.

De 2020 para 2021, os contratos de inovação aberta aumentaram 96%, segundo a Revista Forbes. Em média, o valor dos contratos de inovação quase dobrou no período: de R$ 140 mil para R$ 270 mil.

Esses dados mostram que uma única organização não detém todo o conhecimento sobre as novas tecnologias. Por isso, um dos pontos da nova indústria é a colaboração para o fomento de novas soluções, tendências e aprimoramentos.

Assim, há diversas vantagens: visão mais ampla sobre a empresa a partir do olhar externo, aceleração na adoção de inovações e, evidentemente, aumento da rede de contatos.

Alteração no programa de P&D da Aneel

No âmbito do setor elétrico, é importante citar que o programa de P&D da Aneel terá alterações que entrarão em vigor em julho de 2023. Agora, a sigla engloba a Inovação, passando a se chamar PD&I, destacando a importância dessa área.

Algumas das mudanças são: foco na inserção de novas soluções de mercado, cada empresa deverá desenvolver um portfólio de projetos vinculados a metas estratégicas, dentre outras.

Imagem divulgada no twitter da Aneel

Plano de inovação conectado à estratégia da empresa

Para obter sucesso, um plano de inovação deve estar alinhado à estratégia de todas as outras áreas de uma empresa. Assim, o primeiro passo é realizar uma extensa autoavaliação para responder às perguntas: quanto devemos investir? A estrutura física está preparada? Quais profissionais serão designados para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação?

Se você não sabe por onde começar, pode contar com o PTI-BR. A instituição pode colaborar com a estruturação e a conexão dos projetos da sua empresa com nossa rede de parceiros nacionais e internacionais, apoiando o desenvolvimento de programa de inovação adequado à sua realidade.

Essa ponte de trocas de tecnologia gera sustentabilidade ao processo de inovação e eficiência na entrega dos produtos, sendo uma ótima solução para sua empresa.

Conte com o PTI-BR para levar inovação ao seu negócio

O ecossistema de inovação do PTI-BR é referência nacional/internacional. Conta com amplo capital intelectual especializado, além da colaboração de universidades, centros de competência para desenvolvimento de tecnologias e startups para resolução de desafios das empresas.

Você terá acesso ao suporte em todas as etapas, desde a elaboração do plano de inovação, a construção e a avaliação de estratégias até o acompanhamento da implementação.

Um plano de inovação bem-sucedido deve ser flexível e adaptável. Por isso, conte com a equipe PTI-BR para:

  • capacitações e treinamentos em cultura da inovação, inovação corporativa, inovação aberta
  •  elaboração de planos de inovação e investimentos
  • assessoria em plano de investimentos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)
  •  identificação de desafios e gargalos tecnológicos de sua empresa
  • desenvolvimentos de provas de conceito, protótipos e PD&I com ICTs, universidades e startups do ecossistema PTI-BR
  • desenvolvimento da solução final: novo produto, processo ou serviço para sua empresa
  • diversificação de portfólio de produtos e receitas com acesso a novos mercados e consumidores

Entre em contato e entenda como a sua empresa pode se tornar referência em inovação e tecnologia. 

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