PTI-BR participa da Missão Estratégica Hidrogênio Verde

A Missão Estratégica Hidrogênio Verde, iniciativa pioneira da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem como objetivo a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). 

As propostas foram selecionadas na chamada pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, promovida pelo Departamento Nacional do SENAI e pela CTG Brasil. Ao todo foram 31 projetos inscritos e três selecionados. 

Após análise técnica e de aderência aos direcionamentos estratégicos da CTG Brasil, a proposta do PTI em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (ISI-SE) foi uma das três vencedoras da chamada pública. O projeto nomeado “Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias”, será executado no prazo de 36 meses, e teve início em Agosto de 2022.  

Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias

O planejamento prevê o desenvolvimento de um conversor multiportas para geração local de hidrogênio verde através da integração de sistemas fotovoltaico, eólico e de armazenamento de energia utilizando baterias, em um sistema semelhante a uma microrrede CC off-grid. Para otimização da geração de hidrogênio o sistema contará com um módulo IoT para gestão inteligente de energia. Esse módulo utiliza técnicas de machine learning baseando-se em dados de predições climáticas e de geração e demanda de energia para a produção de hidrogênio a fim de maximizar o aproveitamento energético da planta.    

A integração das diferentes fontes de energia para geração de hidrogênio será realizada pelo desenvolvimento de um conversor multiportas CC-CC, com a intenção de eliminar as etapas de transformação de energia em corrente alternada (CA). A eliminação das etapas de transformação de energia fornecida ao eletrolisador, em conjunto com a otimização da gestão energética, tem como objetivo principal o aumento geral da eficiência de geração de hidrogênio, um fator muito importante e com grandes investimentos. 

O uso da microrrede CC no lugar de redes CA se encaixa muito bem no conceito de geração de hidrogênio verde, devido à demanda energética do eletrolisador, responsável pela geração do gás hidrogênio, ser em corrente contínua, assim como a geração de energia fotovoltaica, e o sistema de armazenamento de energia por baterias.  

PTI-BR e ISI-SE formalizaram a entrega do primeiro Marco do projeto em visita da CTG Brasil à Planta de Produção de Hidrogênio do PTI-BR

Recentemente PTI-BR e ISI-SE formalizaram a entrega do primeiro Marco do projeto em visita da CTG Brasil à Planta de Produção de Hidrogênio do PTI-BR. De acordo com a Líder técnica do projeto pelo PTI-BR, Engenheira Alexsandra Rospirski, a expectativa é que no final de 2023 os primeiros testes sejam realizados no conversor com potência reduzida, e no final de 2024 a planta esteja operando com o conversor desenvolvido nacionalmente atuando em sua potência máxima.

Cabe destacar que todo o desenvolvimento do projeto contará com a nacionalização dos conversores de potência e o sistema IoT, produzidos por ambas as equipes, do Centro de Gestão Energética do PTI-BR e o ISI-SE com apoio da CTG Brasil. Esse desenvolvimento com muitos desafios trará resultados de grande valor para a indústria nacional no que refere ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para apoio na transição energética. 

Visita da CTG Brasil à Planta de Produção de Hidrogênio do PTI-BR

De acordo com o Líder técnico do projeto pelo ISI-SE, Engenheiro Leonardo Sostmeyer Mai “Este projeto tem como principais focos o desenvolvimento de tecnologias nacionais específicas para a operação de plantas de hidrogênio verde, bem como, almeja o aumento da eficiência de geração desse gás a partir de avanços nas áreas de conversores de potência e algoritmos inteligentes de gestão energética. O Brasil está em uma posição privilegiada em relação a exploração dessa tecnologia por conta dos nossos recursos energéticos disponíveis, uma vez que, o hidrogênio verde tem potencial de se tornar uma das principais fontes energéticas para indústrias e mobilidade nos próximos anos. Dessa forma, o desenvolvimento de tecnologias nacionais é crucial para permitir ao país atingir seu potencial frente ao mercado global de energia”. 

Gestão Energética do PTI-BR 

O Centro de Gestão Energética (GE) do PTI-BR atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de projetos P&D+I aplicados a sistemas energéticos. Entre as competências e expertises do GE estão em destaque os trabalhos relacionados aos temas: geração distribuída e microrredes; sistemas de armazenamento de energia por baterias; hidrogênio verde; eficiência energética; serviços especializados de engenharia a empresas que buscam soluções no cenário de transição energética e o desenvolvimento de soluções customizadas para o setor de energia (Saiba mais acessando nossa página de soluções em Energia). 

A infraestrutura do centro é formada pela planta de produção de hidrogênio; laboratório de simulação de sistemas elétricos em tempo real; laboratório para fabricação e testes de células de bateria; laboratórios de ensaios eletroquímicos de baterias de diferentes tecnologias e laboratórios de prototipagem mecânica e elétrica. Já a equipe técnica é formada por engenheiros, pesquisadores e técnicos, além de estagiários e bolsistas.