Conheça as soluções tecnológicas do PTI para implementação de práticas ESG

Soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil podem apoiar na implementação de boas práticas ESG no Agronegócio atendendo as demandas globais de mercado.

Bom, com os textos anteriores já foi possível entender o que é ESG e a importância dele no Agro. Caso você ainda não tenha visto, convidamos a ler os posts abaixo:

Como as boas práticas ESG podem impactar no seu negócio 

ESG no Agro: competitividade e produtividade 

Bônus: baixe gratuitamente nosso e-book sobre o tema aqui  

Agora, neste texto, você vai acompanhar algumas das soluções que o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) desenvolve nesse ramo que vem ganhando tanta força e visibilidade. 

Se você se recorda dos textos anteriores, a sigla ESG, em inglês, significa Environmental, Social and Governance (meio ambiente, social e governança), e refere-se as boas práticas adotadas para atender os desafios corporativos dentro desses pilares. E é aí que o PTI-BR entra, desenvolvendo soluções customizadas para implementar a agenda ESG dentro dos setores produtivos, inclusive para o Agronegócio. 

Mas, antes de apresentar as soluções desenvolvidas pelo Parque, é importante elencar os principais pontos de como o Agronegócio pode se beneficiar com a adoção de um conjunto de padrões e boas práticas ambientais, sociais e de governança:  

  • Modernizar a cadeia produtiva com redução dos impactos ambientais e sociais; 
  • Possuir um crédito mais barato para investir na produção; 
  • Reduzir os custos com eficiência operacional; 
  • Ter acesso a incentivos fiscais e fundos de investimentos ESG; 
  • Ter oportunidades no mercado de carbono; 
  • Maior competitividade no mercado internacional; 
  • Melhoria no posicionamento e reputação da empresa no setor.  

Soluções tecnológicas para o ESG no Agro 

“Não são apenas três letrinhas, há um modelo de negócio por trás que faz sentido ser ESG” – Rafael Deitos, Diretor Técnico do PTI-BR 

Com um portfólio amplo de soluções que integram seu ecossistema, o Parque Tecnológico possui algumas iniciativas em temáticas como: neutralização de carbono, educação socioambiental e sustentabilidade corporativa, edificações inteligentes e sustentáveis, tecnologias habilitadoras 4.0, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental e energias renováveis.  

Todos esses temas estão relacionados às principais tendências dos setores empresariais e corporativos, podendo gerar oportunidades para cooperativas, agroindústrias, produtores e outros players, posicionando seus negócios frente à agenda atual de mercado.  

Destaque nas principais discussões globais relacionadas às mudanças climáticas, no contexto da neutralização de carbono, o PTI possui uma série de tecnologias que podem auxiliar no mapeamento e compensação de carbono nas operações do Agro. Ainda nesse cenário, o Parque possui mais de uma década de expertise no desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas de energia à base de hidrogênio, além de prospectar oportunidades para este mercado. O Parque possui, também, uma Planta Experimental de Hidrogênio Verde, para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio, em parceria com a Itaipu Binacional e a Eletrobrás.  

Também estão sendo apresentadas as competências voltadas para estruturação de arranjos produtivos mais sustentáveis e socialmente responsáveis na gestão de resíduos sólidos, especialmente na articulação e implementação de uma rede de reciclagem com foco nas indústrias do Agronegócio no Oeste e entidades de logística reversa.  

Altamente demandadas energeticamente, as cadeias produtivas do Agro encontram nas soluções baseadas em energias renováveis, excelentes opções para os desafios de transição energética, geração distribuída, armazenamento de energia, automação e eficiência energética.   

Já para apoiar na modernização e atualização do setor, está sendo apresentado um conjunto de soluções, incluindo tecnologias habilitadoras 4.0, que podem ser baseadas em Inteligência Artificial, Data Analytics, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas integrados. Já para a efetividade na transmissão de dados em aplicações de IoT, estão as soluções de redes móveis (4G/5G) e wireless em geral.     

Para finalizar, as estratégias de educação socioambiental e sustentabilidade corporativa voltadas para sensibilização, capacitações e educação ESG, além dos projetos para construções eficientes e de baixo consumo integram o conjunto de iniciativas que o público pode conhecer no estande ou no endereço:  

Quer saber mais sobre nossas soluções e seus benefícios para o Agronegócio? 

Continue atento aqui no blog para saber mais sobre o tema ou fale com um de nossos especialistas.  

*Colaborou com essa publicação, Ane Beatriz Horst.