Conheça o Registrador de Perturbações e Medição Fasorial desenvolvido pelas equipes do PTI-BR e Itaipu

Na busca por uma solução inovadora, em 2010, o PTI-BR e a Itaipu Binacional iniciaram o projeto de desenvolvimento do Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF), que tem como objetivo monitorar grandezas elétricas com o diferencial de possuir, em um mesmo equipamento, as funcionalidades de um Digital Fault Recorder (DFR) e de um Phasor Measurement Unit (PMU). A solução desenvolvida ainda é composta pela Unidade de Monitoramento Remota (UMR) e pelo Concentrador de Registros e Fasores (CRF).

Parceria de sucesso entre PTI-BR e Itaipu transformam o mercado de energia

Em 2014, o PTI-BR instalou a primeira UMR para monitoramento das unidades geradoras 14 e 15 da usina de Itaipu. Desde então, o projeto contou com novas expansões, tanto em quantidade de UMRs instaladas na usina quanto no desenvolvimento de novas funcionalidades.  

Atualmente, sob gestão dos engenheiros da Itaipu Vinicius Breda e Elias Riquelme, o projeto encerrou mais uma importante etapa: a execução e aprovação dos Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) de cinco novas UMRs. O TAF consiste na execução de testes em ambiente controlado para a verificação do correto funcionamento da solução desenvolvida (hardware e software).

Segundo o engenheiro da Itaipu Galileu Terada, o projeto RPMF sempre teve um certo protagonismo na linha de projetos de PD&I desenvolvidos pelo PTI. Presente desde os primeiros convênios entre PTI-BR e ITAIPU, o projeto sempre contou com profissionais extremamente dedicados e comprometidos:

“Na minha opinião, o sucesso do projeto somente foi possível por meio da competência, persistência e dedicação das equipes do PTI-BR e Itaipu envolvidas ao longo dos anos que passaram, permitindo ao projeto percorrer toda a cadeia da inovação e a chegar ao seu estado atual (Inserção no Mercado). Acredito que o projeto é, e sempre foi, de extrema importância, tanto para a Itaipu quanto para o PTI-BR, promovendo o desenvolvimento técnico-científico e a formação de competências. Me sinto orgulhoso e agradecido de ter feito parte como gestor do projeto e contribuído com uma pequena porção do gigante que o RPMF representa para muitas pessoas. Espero contribuir da forma que for possível pelo tempo que o projeto existir. Parabéns e boa sorte aos gerentes de projeto Vinicius e Elias!”   

Resultados obtidos após implementação do projeto e sua expansão:

  • Solução de Hardware e Software sob medida, atendendo a criteriosos requisitos técnicos;
  • Mais de 9 Terabytes de dados oscilográficos gerados;
  • Numerosos artigos publicados nos principais eventos nacionais e internacionais da área de Energia Elétrica;
  • Bolsas de pesquisa que complementam e ajudam na formação de vários profissionais da área.

Com a aprovação do TAF, os equipamentos desenvolvidos pelo PTI-BR estão aptos a serem instalados em campo e se somarão a outros cinco já em operação na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Conte com o auxílio do PTI-BR para as melhores soluções em energia.

Sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) foi criado em 2003, a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, sua mantenedora. Desde os anos 2000, a missão da hidrelétrica é “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai.”

Fale com nossa equipe agora mesmo