Mês do Meio Ambiente: pesquisa e inovação seguem sendo as melhores aliadas do desenvolvimento sustentável

No Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR), são desenvolvidas uma série de soluções e iniciativas em diferentes áreas com foco no desenvolvimento sustentável visando contribuir com a construção de um futuro mais equilibrado. 

Já falamos por aqui sobre algumas iniciativas que fazem parte do ecossistema de pesquisa e inovação do PTI-BR, que promovem de alguma forma o desenvolvimento pautado em um dos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. E é justamente o último item que queremos destacar nesse post que estreia uma série de conteúdos que serão publicados ao longo do mês. 

Contextualizando, em 5 de junho comemora-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, em 1972, para discutir o futuro ecológico do planeta. A partir de então, a data tem como objetivo promover campanhas e ações na mobilização da sociedade para temas de interesse ambiental. 

No Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, o compromisso com o meio ambiente permeia por pesquisas, ações, projetos e empreendimentos em diferentes abordagens e temáticas de atuação, vamos conhecer algumas:  

Um exemplo recente das nossas soluções foi o case de implementação de um sistema baseado em inteligência artificial (IA) para o monitoramento em tempo real e emissão de alertas sobre a presença de predadores no perímetro externo do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Se você ainda não leu nosso post sobre a IA e sustentabilidade, reserve um tempinho para leitura, vale a pena!  

 

O sistema detecta a aproximação de animais e emite uma notificação em tempo real para os responsáveis, que poderão tomar as medidas recomendadas, conforme a situação. Foto: Divulgação/PTI-BR

Ainda no cenário da biodiversidade, as equipes do PTI-BR possuem especialistas altamente capacitados para realização de assessoria ambiental voltada para diferentes setores. A partir da combinação de tecnologias, é possível fazer a “leitura” de um território de interesse, com foco na instalação de novos empreendimentos, planejar os melhores investimentos e, ainda, monitorar áreas estratégicas para entender os impactos causados pelas cadeias produtivas nos recursos naturais.  

Entre as soluções desenvolvidas estão: o Monitoramento de áreas protegidas, Monitoramento de reservatórios, Análise de dados meteorológicos, Sistema de suporte à previsão de afluência, Mapeamento especializado, entre outras que você pode conferir aqui.  

 

Diferentes tecnologias e metodologias podem ser combinadas para a gestão territorial de forma inteligente e baseada em dados que, transformados em informações úteis, tornam-se estratégicos para a tomada de decisão. Foto: Ane Horst/PTI-BR.

Trazendo para o cenário urbano, as Cidades Inteligentes (Smart Cities), ou seja, aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a qualidade de vida dos moradores, também se tornam um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções sustentáveis com potencial de influenciar na pegada ecológica de seus cidadãos, a partir de melhorias na infraestrutura, otimização da mobilidade urbana, entre outras.  

Nesse sentido, o PTI-BR atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups.  

Conheça a iniciativa “Vila A Inteligente” – O primeiro e maior bairro “sandbox” do Brasil, uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

 

A inciativa “Vila A Inteligente” faz parte da atuação do Parque Tecnológico Itaipu na temática das Smart Cities.  Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

Outro fator de extrema relevância para as cidades está relacionado à alta geração de resíduos que, quando descartados de forma incorreta, tornam-se um grave passivo ambiental. A gestão de Resíduos Sólidos em um município é primordial para a complementação das ações de saneamento e com a destinação ambientalmente correta, esses passivos que podem se transformar em geração de renda.  

Desde 2013, o PTI-BR atua no planejamento público dos sistemas de manejo de resíduos e, a partir de 2018, passou a apoiar a operacionalização da reciclagem e da disposição final de rejeitos, através de investimentos feitos pela Itaipu Binacional e prefeituras.    

Desta forma, a experiência consolidada na prestação de assessoria técnica em saneamento com ênfase na gestão de resíduos sólidos, aliada a outras competências e metodologias do PTI-BR, tornam-se verdadeiros braços tecnológicos que auxiliam os gestores públicos no desenvolvimento de seus municípios. Saiba mais.  

 

O Parque Tecnológico Itaipu- Brasil possui ampla experiência em assessoria técnica voltada para a gestão de resíduos sólidos e logística reversa. Foto: Divulgação/PTI-BR

Continue acompanhando nossos posts ao longo do mês de junho ou fale com um de nossos especialistas. Aner

Agende um horário com nossos especialistas