Saiba mais sobre o impacto gerado pelo PTI com a entrega de projetos

No post anterior vimos a quantidade de informação e profissionais que podem atuar em um único projeto e a importância da integração desses diversos documentos gerados para o sucesso do empreendimento.  Percebemos assim que o gerenciamento dessas ações é fundamental. O PTI, durante seus anos de atuação, já participou e implantou diversas obras estruturantes, tanto próprias quanto para parceiros ou conveniados. Elaborando projetos, contratando ou supervisionando obras de diversos portes e tipologias. Veja no vídeo alguns dos serviços já entregues.

Portfólio de projetos desenvolvidos pelo Centro de Competência em Arquitetura e Engenharia

O Centro de Arquitetura e Engenharia (CAE) do PTI, tem como propósito criar soluções mais inteligentes, tecnológicas e sustentáveis, realizando um planejamento e projeto adequado, que ajudará o Edifício a ter bons resultados durante seu uso.

Obras em geral, demandam investimentos consideráveis, seja em recurso financeiro ou tempo. Contratar uma empresa que investe em inovação, possuí experiência e entregas com qualidade, fazem a diferença no ciclo completo do empreendimento. O CAE do PTI realiza os seus projetos em BIM, o que traz maior confiabilidade, redução nos custos e ganhos em qualidade para o empreendimento. Veja a série de matérias sobre o BIM aqui em nosso blog.

Ciclo de vida resumido de um empreendimento. | Fonte: Dos autores, 2023.

O PTI, com a expertise vinda do gerenciamento da manutenção e operação do Parque, procura em seus projetos de arquitetura e engenharia, usar elementos eficientes e duráveis, sempre observando o tempo de uso da edificação.

O CAE já elaborou projetos dentro das temáticas de Turismo, Institucional, Tecnologia, Segurança, Educação e Mobilidade.

Na temática do turismo, a revitalização do Mirante do Vertedouro de Itaipu, uma obra de 371,59 m² de área construída e 8.892,17 m² de intervenção é um grande exemplo. Para este projeto a atuação foi desde os estudos preliminares e captação de recurso, até o escopo completo de projetos, entre eles o Arquitetônico, Paisagismo, Luminotécnico, Estrutural (Metálico e Concreto), Hidrossanitário, Elétrico (Energia, SPDA, Cabeamento estruturado e Infraestrutura de lógica), Projeto de prevenção e combate a incêndio, Maquete Eletrônica e todo o pacote de contratação da obra que inclui a elaboração de termo de referência, orçamento, norma de medição e pagamento, além da especificação técnica; e para o sucesso da obra, a equipe do CAE pôde realizar a supervisão da execução da obra até a sua entrega.

Na esfera institucional, um ótimo exemplo é a Sede Administrativa da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – BR. Um prédio de 4 andares com 3.622,58 m² de área construída. Esse projeto também foi capitaneado pelo CAE desde a captação de recurso, elaboração de projetos até a supervisão da obra. Este edifício de escritório, possuí planta livre, sistema de iluminação inteligente (regula iluminância de acordo com a luminosidade externa), sistema de renovação de ar, climatização VRF e outras soluções que agregam eficiência na sua utilização.

O PTI carrega em seu nome a tecnologia, e o CAE carrega isso em seu DNA, nessa temática, já entregou obras como Data Center, Complexo de laboratórios atualmente utilizados pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Minicentral Termoelétrica e outros voltados a pesquisa e desenvolvimento e muitas vezes a obras funcionais.

Em segurança, o centro de arquitetura e engenharia assessorou projetos de implantação de espaços para funcionamento de instituições de segurança, trabalhando da mesma forma, desde a captação do recurso e acompanhamento até a ocupação do espaço. Realizando o projeto executivo de reforma, a contratação e supervisão da obra, inclusive dos sistemas de controle de acesso e cameramento.

O fomento à educação, também passa por projetos de engenharia e arquitetura pensados para cumprir essa missão, assim, o Centro já elaborou projetos de laboratórios acadêmicos, espaço maker e equipamentos educacionais, como a Ecovila, que trabalhou conceitos para educação no trânsito e sustentabilidade. Na mesma vertente, o portfólio do CAE conta com a elaboração de projetos como o Museu de energia e o Polo Astronômico, projetos que alcançam mais de 2.000 m² de área construída e que receberam também o assessoramento para contratação do projeto expográfico.

Com tudo o que você leu até aqui, já pôde perceber que o CAE possui experiência em projetos de engenharia e arquitetura em ênfase em tecnologia, educação, inovação e governança corporativa, e não poderia faltar a preocupação e grande atuação na esfera social, a partir de projetos urbanos, que são desenvolvidos desde o gerenciamento e elaboração de projetos até contratação, administração e supervisão destes projetos. Nesse modelo, já foi entregue para Foz do Iguaçu, o Plano de Mobilidade, “Mobi Foz”, elaborado em tempo record, com o apoio da prefeitura e diversos órgãos. Outro projeto de fundamental importância, em elaboração no momento, é a contratação e supervisão de projetos para revitalização e ampliação viária, de uma importante avenida na cidade de Foz do Iguaçu, a Avenida Beira Rio.

Reunião de entrega do Anteprojeto da Avenida Beira Rio para o Codefoz | Foto: Marcos Labanca/Codefoz | Fonte: Portal da Cidade

Com os projetos de arquitetura e engenharia elaborados, o PTI por meio do Centro de Arquitetura e Engenharia entregou mais de R$ 75 milhões em obras, nos últimos 3 anos e meio.

Quer saber mais sobre esses projetos comentados, acompanhe as próximas matérias  que serão publicadas no blog.

Sobre os nossos serviços, entre em contato com nossos especialistas