Mês do Meio Ambiente: ESG, educação e gestão do conhecimento em pauta 

No post anterior, já deu para perceber a importância da gestão de resíduos para os municípios e para a geração de renda e bem-estar para os moradores, certo?! Uma coisa que talvez você ainda não saiba, é que as operações de gerenciamento de resíduos, em conformidade com a regulamentação ambiental – de autorizações e licenças ao dever de cuidado – podem se tornar importantes indicadores ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”) para empresas, cooperativas, indústrias, instituições, startups, entre outros.   

Esse é apenas um exemplo de indicador que pode colocar seu negócio, de vez, na agenda ambiental mundial e acessar financiamentos e investimentos voltados para empresas que incorporam critérios ESG em suas atividades.  

A adoção de práticas de ESG pelo setor corporativo são pautadas pelas crescentes cobranças que investidores e a mobilização social passaram a exercer sobre as empresas.

À medida que a demanda pública por produtos, processos e iniciativas ambientalmente e socialmente responsáveis continua a crescer, as empresas precisam se adequar as exigências do mercado sem cair no famigerado “greenwashing”- expressão que caracteriza quando uma companhia adota estratégias de marketing, discursos, ações e propagandas “sustentáveis” que não condizem com a realidade. 

No Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) temos em nosso portfólio de soluções, uma equipe multidisciplinar para analisar a maturidade da sua empresa em relação às práticas ESG, através de uma assessoria personalizada.  

Fale com um dos nossos especialistas aqui e marque uma agenda para conhecer os serviços ofertados.  

SISTEMATIZAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

A EIS possui como expertise a sistematização e gestão do conhecimento, design instrucional, desenvolvimento de planos de comunicação e produção de conteúdos técnicos/didáticos, especialmente nas temáticas da sustentabilidade. Foto: Divulgação/PTI-BR.

Quando se fala em implementação de boas práticas socioambientais, a Itaipu Binacional é mundialmente reconhecida nesse quesito. Já foram inúmeras premiações e chancelas que validam a atuação da hidrelétrica em seu território de abrangência. Como não poderia ser diferente, a busca pelo conhecimento acumulado pela empresa ao longo de mais de 40 anos de atuação, sempre foi muito alta.  

Para atender essa demanda, nasceu a Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu e o PTI-BR, para sistematização da expertise da usina em formato de cursos gratuitos, em diferentes temáticas, que são disponibilizados para estudantes, professores, técnicos da Itaipu e parceiros, gestores públicos e privados e entusiastas, com foco na construção de uma rede de conhecimento sobre gestão territorial sustentável.  

Além disso, a EIS possui um verdadeiro acervo de materiais multimídia que trazem uma imersão nas temáticas sustentáveis. Em suas redes sociais, é possível encontrar informações sobre energias renováveis, gestão territorial, serviços ecossistêmicos, cidades inteligentes, gestão de resíduos sólidos e muitos outros. Acesse aqui os conteúdos.  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE 

O Parque Tecnológico Itaipu possui uma equipe especializada para assessoramento pedagógico, Estruturação de Ações Educacionais e Design Instrucional; Formação Continuada; Atendimentos pedagógicos; Estruturação de Ações Educacionais e Design Instrucional; Além da articulação com instituições de ensino superior para a estruturação de programas estratégicos de educação. Foto: Divulgação/PTI-BR

É por meio de Convênio entre Itaipu e o PTI-BR, que são desenvolvidas uma série de ações com diferentes públicos e atores locais da região Oeste do Paraná voltadas ao incentivo do protagonismo e da participação nos processos de educação ambiental.  

Para isso, são realizadas capacitação de professores e educadores; Elaboração de kits pedagógicos para auxiliar professores em aplicações práticas no ensino de Ciências e Sustentabilidade; além da realização de roteiros pedagógicos nas estruturas educadoras da Itaipu – Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista e PTI. 

 EXPEDIÇÃO DO CONHECIMENTO 

No caminhão-baú de 15 metros de extensão e nas tendas de apoio, o visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Foto: Divulgação/PTI-BR

Já a Expedição do Conhecimento é uma estrutura itinerante da Itaipu em parceria com o PTI para levar aos municípios da região de influência da usina atividades educativas e interativas sobre as temáticas energia, água e sustentabilidade

O caminhão-baú com 15 metros de extensão conta com mais de 20 atividades educativas, entre espaço interno e externo. O objetivo é atender de forma gratuita alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, bem como o público em geral. 

Quer saber mais sobre sistematização de conhecimentos e assessoria pedagógica? Fale com a nossa equipe aqui.  

Agende um horário com nossos especialistas