Drones se consolidam como opção segura e confiável para diversos setores 

Olhos atentos ao céu e controle nas mãos. Utilizar drones em suas atividades pode abrir um horizonte de possibilidades. Porém, para pilotar esses “pequenos voadores” é necessário conhecimento e técnica. O Parque Tecnológico Itaipu possui uma ampla expertise na aplicação dessa tecnologia em diferentes iniciativas e você pode embarcar nesse voo com nossos especialistas.

A popularização do uso de drones em diferentes áreas e cadeias produtivas colocaram esses veículos não tripulados entre as tendências tecnológicas mais promissoras e prometem um grande crescimento a curto prazo. Cada vez mais comuns, com preços variados e inúmeras possibilidades de aplicações, os drones caíram no gosto popular e o melhor: se tornaram uma excelente ferramenta de trabalho. Saber pilotar esses equipamentos torna-se um diferencial para o currículo do profissional que deseja estar atualizado com as demandas do mercado e com as profissões do futuro.

Piloto de drones está entre as profissões do futuro e a demanda do mercado está em alta.

VOANDO ALTO: COMO O DRONE PODE SER APLICADO NO MEU NEGÓCIO?

Do entretenimento à segurança pública, os drones têm desempenhado um papel estratégico para empresas, órgãos públicos e profissionais autônomos, uma vez que esses dispositivos controlados remotamente alcançam locais de difícil acesso de forma ágil, dinâmica, segura – sem colocar o profissional em situação de risco -, propiciando a visualização de imagens em tempo real e a possibilidade de upgrade com outras tecnologias.

No PTI-BR, por exemplo, os drones já foram utilizados para monitoramento de grandes obras, permitindo o acompanhamento do avanço do empreendimento de forma complementar a atuação na superfície. Confira aqui um pouco sobre esse formato de atuação na construção civil.

O monitoramento de grandes obras é uma das aplicações possíveis para os drones.

Já no agronegócio, as aplicações são inúmeras e vão desde o acompanhamento do desenvolvimento e saúde de zonas de plantio, pulverização, até a coleta de dados para tornar mais assertiva a tomada de decisão.

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil possui um amplo portfólio de atuação com a tecnologia dos drones aplicada a diferentes setores.

O setor de segurança pública e privada também tem encontrado nessa tecnologia uma excelente opção para salvaguardar a integridade de seus agentes no planejamento e execução das atividades, principalmente em áreas de alto risco.

Policiais militares do 14º batalhão de Foz do Iguaçu foram capacitados em aulas teóricas e práticas, incluindo conhecimentos sobre legislação e pilotagem dos equipamentos, pela equipe do PTI-BR, em 2019.

Além dessas funções, os drones podem ser usados para ações de primeiros socorros, pois chegam a lugares inalcançáveis aos humanos, sendo possível atender pessoas em situação de perigo.

E se o seu negócio atua com entregas, fique de olho! Nesse sentido, já estão sendo realizados uma série de testes e criação de políticas públicas favoráveis a consolidação do “delivery pelo ar“. A Agência Nacional de aviação Civil (ANAC) já concedeu, inclusive, a autorização para entregas por drones com cobertura de 3km, no máximo, e limite de 2,5kg.

Nova geração de entregas: agilidade, praticidade e otimização de recursos.

Agora, se a sua atuação é com lazer, entretenimento, informação, cultura ou produção de conteúdos audiovisuais já deve estar bastante familiarizado com essas ferramentas que têm sido um diferencial que rende imagens incríveis em cobertura de eventos de vários portes, registro de atrativos turísticos, monumentos, transmissões ao vivo, gravações, entre outros. Os próprios drones já se tornaram uma verdadeira atração.

O setor de entretenimento e audiovisual sofreu uma verdadeira transformação com a chegada dos drones. Imagens, vídeos e transmissões agora possuem um novo olhar “de cima”. São ângulos incríveis que tornam a experiência uma verdadeira imersão nos temas.

GRANDES PODERES, GRANDES RESPONSABILIDADES

Se você profissional, empreendedor, gestor público ou privado, produtor rural ou apenas interessado no tema resolveu embarcar de vez nesse voo, é preciso se atentar aos procedimentos e exigências necessárias para pilotar um drone de forma segura e responsável.

Para garantir a segurança de todos, os drones devem respeitar a legislação vigente e condições climáticas. E se você deseja se ambientar com toda essa temática, uma excelente oportunidade é a 4ª edição do curso profissionalizante em pilotagem de drones ofertado pelo PTI-BR. A formação é realizada no formato presencial, incluindo aulas teóricas e práticas. Saiba como participar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Por que fazer um curso de pilotagem drones?