Principais diferenças entre método tradicional x método BIM de projetar

O método de trabalho em BIM se diferencia do método tradicionalmente utilizado na construção civil. Na esfera pública, já temos legislações que incentivam a modernização dos processos, como por exemplo, o Governo do Paraná, decretou (decreto nº 10086) a exigência de projetos utilizando a metodologia BIM, com a finalidade de promover a inovação tecnológica para melhoria e qualidade de obras públicas.

Qual a diferença em trabalhar com o método tradicional (CAD) e o método BIM? 

Se você trabalha com arquitetura, engenharia ou até mesmo pretende construir e empreender, é preciso entender as diferenças entre o método tradicional de trabalho para o método BIM (leia aqui: o que é BIM?

O método tradicional (CAD), de certa forma, está apenas substituindo o lápis e o papel, onde o computador é usado para otimizar o tempo, mas o processo do início ao fim, ainda é o mesmo. Além disso, a compatibilização é feita de forma manual, sendo necessário atualizar todos os desenhos quando há uma alteração no projeto, seja ela grande ou pequena. 

Com o uso do método BIM é possível projetar criando um ambiente virtual e prever toda a informação necessária para minimizar erros desde a fase inicial, até sua execução. Análises e verificações, são feitas de forma computacional e integrada, onde alterações das disciplinas são observadas com maior facilidade e a comparação entre elas se torna mais rápida, resultando em um estudo de maior qualidade e um projeto em forma geral mais assertivo. 

 

Recursos do Revit | Fonte: Autodesk |  https://www.autodesk.com.br/products/revit

Usando uma plataforma BIM desde o primeiro momento, o projeto é criado em 3D. As paredes, por exemplo, são criadas como volumes. Pode-se então associar os materiais que irão compor esta parede. Em paralelo ao desenho é possível saber, à medida em que novas paredes vão sendo criadas, a quantidade de tijolos, o volume de reboco e a área de pintura que estas paredes irão consumir, entre outros quantitativos. Se um custo for adicionado a estes materiais, têm-se então o orçamento sendo criado simultaneamente ao projeto.

 

Recursos do Revit | Fonte: Autodesk |  https://www.autodesk.com.br/products/revit/ 

Coordenação Método Tradicional x BIM

Em um projeto baseado nos métodos tradicionais de desenho (CAD), seja em 2D ou 3D, o produto é uma representação gráfica de desenhos para direcionar as próximas fases de um empreendimento, através da coordenação das partes e profissionais envolvidos em cada etapa de forma consecutiva e assíncrona.

Em um projeto realizado na tecnologia BIM, o produto é uma reprodução virtual de modelos contendo dados que vão além da representação geométrica. O processo engloba informações relevantes para consolidar os resultados para as próximas fases de um empreendimento, através da coordenação das partes e profissionais envolvidos em cada etapa de forma colaborativa e síncrona.

O modelo BIM possui todos os parâmetros necessários para simulações e análises relativas a todas as etapas do processo, o que facilita a localização e resolução de problemas antes que aconteçam durante a execução da obra. Ele pode englobar informações que permitem a extração de relatórios, quantitativos e cronogramas que facilitam toda a gestão do empreendimento, além de reduzir gastos, tempo e desperdício de materiais. (GUIA 01 ABDI, 2018).

 

Edifício das Águas- Compatibilização | Fonte: Centro de Arquitetura e Engenharia, 2022

No Parque tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR), o BIM vem sendo utilizado desde 2016 para o desenvolvimento de projetos de novas edificações, reformas e reuso de edificações antigas, e na gestão e manutenção dos mais de 55 mil m² de área construída do Parque. O método também é utilizado para atender as demandas de convênios com a Itaipu Binacional e parceiros como a Prefeitura de Foz do Iguaçu.

O PTI, através do Centro de Competências em Arquitetura e Engenharia, coloca à disposição do mercado um corpo técnico multidisciplinar que conta com especialistas em BIM e experiência em projetos de diversas tipologias utilizando-se do método. Clique no botão abaixo para falar com um de nossos especialistas.

Agende um horário com nossos especialistas