A importância dos dados de monitoramento ambiental para tomada de decisão no setor elétrico

Entender as informações ambientais do território é fundamental para otimizar os investimentos, avaliar as possibilidades de novos empreendimentos, conectar com stakeholders e gerar indicadores de sustentabilidade.  

O monitoramento ambiental é fundamental para a garantia dos múltiplos usos da água e a segurança energética. Foto: Tomasz/Getty Images.

De forma resumida, podemos dizer que o monitoramento ambiental se refere a coleta, registro e análise de dados ambientais de forma sistemática para identificar as alterações (sejam elas positivas ou negativas, naturais ou causadas por atividades humanas) na qualidade do meio ambiente de uma região determinada.

Essa ferramenta é fundamental para subsidiar a tomada de decisões estratégicas, eficazes e sustentáveis no setor elétrico, pois permite que empresas possam avaliar o impacto de suas ações em seu território de abrangência e, desta forma, adotar medidas corretivas, além de balizar seus investimentos.

As tecnologias de monitoramento ambiental incluem sensores e dispositivos de medição, sistemas de coleta de dados, sistemas de informação geográfica (SIG), plataformas de análise de dado e softwares de modelagem ambiental. Essas tecnologias permitem a coleta de informações precisas e confiáveis sobre a qualidade do ar, da água, do solo, do clima, entre outros.

A coleta de dados ambientais envolve a instalação de sensores e dispositivos de medição em locais específicos para registros automatizados. É possível, ainda, que esses dados sejam levantados in loco, por equipes técnicas especializadas.

Esses dados são enviados para plataformas, onde são processados e armazenados para posterior análise.

Na prática…

Para o setor elétrico, o monitoramento ambiental é fundamental para avaliar o impacto das usinas hidrelétricas e outras fontes de energia, incluindo as renováveis. A análise de dados sobre a qualidade da água e do ar, por exemplo, permite tomar decisões sobre a implantação de novos empreendimentos e a adoção de medidas para minimizar seus impactos nos recursos naturais.

Monitoramento de reservatórios e recursos hídricos

Fundamentais para a geração de energia em hidrelétricas, os recursos hídricos precisam de atenção especial visando a garantia dos seus múltiplos usos regionais e a segurança energética. Neste contexto, o uso de sensoriamento remoto e integração de informações geoespaciais tornam-se soluções para o monitoramento de áreas ambientais e da qualidade da água.

Para isso, é aplicado o uso de ferramentas que permitem colher informações e realizar análises de amplas áreas em escala temporal e espacial adequadas para identificar alvos como presença de macrófitas, bloom de algas, áreas de supressão vegetal na faixa de proteção no entorno dos reservatórios (e também nas faixas de servidão), indícios de queimadas, entre outros.

Os dados coletados e as informações geradas estabelecem uma infraestrutura de dados espaciais que, aliada a outros indicadores socioeconômicos, tornam-se informações úteis que ao serem analisadas subsidiam o direcionamento de iniciativas e ações desde as equipes técnicas de campo até os gestores, para que possam tomar decisões de forma rápidas e assertivas.

Soluções aplicadas que geram resultados

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) possui ampla experiência em ações de monitoramento ambiental e uma equipe especializada em inteligência e gestão territorial que, utilizando tecnologias, metodologias, pesquisas e trabalho a campo, possibilitam que centenas de informações e milhares de quilômetros de área sejam traduzidos ao alcance dos olhos através dos dados.

Território na tela: a partir de painéis de controle (dashboards) é possível visualizar os indicadores de forma a facilitar tomada de ações preventivas ou mitigadoras.

Entenda como nossas soluções podem auxiliar o seu negócio. Fale com um de nossos especialistas.