Entenda como a cibersegurança e a sustentabilidade se relacionam

A sustentabilidade e a cibersegurança são temas que, a princípio, não apresentam relação entre si. Porém, trata-se de duas questões críticas e interconectadas na era digital.

Neste conteúdo, listamos 4 maneiras de como a sustentabilidade e a cibersegurança podem se conectar.

Cibersegurança e sustentabilidade: conheça os conceitos

A cibersegurança é responsável pela proteção de sistemas, redes e dados contra acessos indevidos de outra pessoa ou sistema. Assim, garante-se que dados sigilosos ou estratégicos não sejam vazados ou violados em ataques.

Já a sustentabilidade ou o desenvolvimento sustentável refere-se a um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

É uma alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais em conjunto com a exploração para o desenvolvimento socioeconômico. Engloba também a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Como a cibersegurança afeta a sustentabilidade? Conheça 4 maneiras

Em resumo, sustentabilidade e cibersegurança estão diretamente relacionadas e devem ser abordadas de maneira holística para garantir um futuro seguro e sustentável para todos.

Confira, a seguir, alguns exemplos que em um primeiro momento podem parecer inusitados, mas que se conectam intrinsecamente.

1. Economia de energia

A cibersegurança impacta de forma positiva a sustentabilidade no tema energia, pois a implementação de suas medidas auxilia na economia de energia. Por exemplo, um processo de desligamento periódico de equipamentos programado de forma automática devido ao não uso. Isso pode ajudar a economizar energia, e esse tipo de ação, durante toda a sua execução, fica protegido pela cibersegurança, garantindo a correta execução em todas as suas etapas.

2. Internet das Coisas (IoT)

À medida que mais dispositivos são interconectados, o risco de ataques cibernéticos aumenta, pois cresce o número de possibilidades por meio de diferentes interfaces e softwares e aumenta-se a superfície de contato para recepção de ataques. Esse efeito causa um impacto negativo na sustentabilidade.

Por exemplo, um ataque cibernético que desabilite a rede de energia elétrica de uma região ou cidade; isso pode levar a um desperdício de energia e de recursos naturais e à perda de produtos (alimentos, produtos que necessitem de refrigeração etc.).

3. Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é uma opção que se popularizou e se difundiu, muito aplicável a empresas e indivíduos que desejam armazenar e compartilhar dados de forma segura, confiável e escalável.

Devido às próprias características desse tipo de armazenamento, sem uma gestão adequada dos processos de segurança cibernética, pode ocorrer a perda de dados e informações, impactando negativamente a sustentabilidade.

4. Responsabilidade social corporativa

As empresas podem adotar práticas sustentáveis e implementar medidas de segurança cibernética para proteger seus dados e os de seus clientes, otimizar recursos e, consequentemente, a necessidade de fabricação e produção para o consumo e a reposição de produtos defeituosos.

Fale conosco para ter soluções seguras e sustentáveis no seu negócio

Sediado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

Para conhecer nossas soluções para sustentabilidade, entre em contato pelo e-mail nit@pti.org.br

Leia mais conteúdos como este em nosso blog